Sexta-feira passada fui ao 4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, que aconteceu aqui em Campos. Era feriado, eu estava com tempo livre e resolvi dar uma conferida no evento, que ainda por cima era próximo à minha casa. Por que não?

E me surpreendi. Ouvir as histórias e causos que esses caras contavam, como o Charles Duke, uma das poucas pessoas a pisar na lua (ok, o homem foi MESMO à lua. Acabaram as minhas dúvidas) ou a do brasileiro Marcos Pontes com sua superação pessoal e seu trabalho como astronauta foi uma experiência e tanto.

Mas a apresentação que mais me chamou a atenção foi a mais curta daquele dia. O palestrante se chamava Mike Simmons e falou um pouco sobre o seu projeto (Astronomers without Borders) de levar a astronomia a diversos países , incluindo aqueles  em que as pessoas não imaginam o que poderia ser um telescópio.

As histórias que ele contava e as fotos que mostrava do contato com essas pessoas e as expressões de surpresa, de se virem diante de algo novo, eram incríveis. A sensação de causar, de alguma forma, a diferença na vida de alguém é indescritível e emocionante. Sem comparação.
É perceber que tudo se trata do contato entres as pessoas, suas experiências e suas histórias.

Empolgado, espero que eu também consiga tocar as pessoas de alguma forma, contando as histórias das estrelas que estão brilhando ao meu redor.

Mais páginas estão a caminho!

A Ananda também estava por lá.

To Bruno: "Keep aiming for the star"

